O técnico de prótese dentária (protético dentário) é o profissional que confecciona próteses e outros materiais solicitados por dentistas para o tratamento de pacientes. Esse trabalho vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, especialmente com o crescimento da procura por tratamentos estéticos.
Quer saber mais sobre o tema? Neste conteúdo você vai saber mais sobre o trabalho do técnico de prótese dentária (protético dentário), vai entender quais as suas principais funções e qual a sua importância para a odontologia digital.
O que faz um técnico de prótese dentária (protético dentário)?
O técnico de prótese dentária (protético dentário) é o profissional que auxilia o dentista a restabelecer a capacidade mastigatória e estética de pacientes por meio da confecção de próteses dentárias, implantes, facetas e aparelhos ortodônticos. Isso tudo em laboratórios e fábricas, já que a legislação atual não permite que os técnicos em prótese dentária mantenham contato direto com os pacientes.
Em sua rotina de trabalho, o técnico de prótese dentária (protético dentário) pode desenvolver diferentes tipos de próteses. Conheça os principais:
Prótese total ou parcial
A confecção de próteses, sejam elas totais ou parciais, é uma das principais atividades realizadas por esse profissional no seu dia a dia de trabalho. As próteses são estruturas móveis, que se assemelham aos dentes naturais em relação à cor, formato e tamanho e servem para substituir dentes perdidos. Assim, o paciente consegue manter a sua função mastigatória e recuperar a estética do sorriso.
Próteses fixas
O técnico de prótese dentária (protético dentário) também confecciona próteses fixas, que, ao contrário das móveis, são fixadas ao próprio dente do paciente. Ela pode ser cimentada em um preparo realizado na própria coroa do dente, ou quando existe somente a raiz, se faz necessária a confecção de um pino para suportar essa coroa em posição.
Implantes
O implante é a estrutura que serve para apoiar a prótese dentária no osso do paciente. Ele deve ser instalado através de um procedimento cirúrgico feito com um cirurgião-dentista especialista. Após integrado ao osso, se iniciará o processo de confecção da prótese sobre implante, que também é uma atribuição do técnico de prótese dentária (protético dentário).
A área de implantes é uma das principais disciplinas estudadas na odontologia, pois, como falamos, além de ajudar o paciente a manter em dia as suas funções mastigatórias e de fala, também contribui com a estética.
Facetas de porcelana
Ainda falando sobre estética, temos as facetas de porcelana, que são próteses mais finas, delicadamente preparadas para serem encaixadas na parte externa dos dentes. Para isso, é preciso fazer um desgaste dos dentes naturais, em alguns casos, para que o encaixe seja perfeito, e não existam excessos de material que possam comprometer a higiene do periodonto.
Esse tipo de tratamento é indicado para tratar dentes que tenham um formato diferente do considerado ideal, por exemplo, dentes muito finos, curtos, desgastados, intensamente amarelados e manchados por trauma, proporcionando um sorriso mais harmônico.
Aparelho ortodôntico
É também o técnico de prótese dentária (protético dentário) que produz aparelhos ortodônticos, usados no tratamento de dentes desalinhados, mordida incorreta, entre outros problemas.
Moldes para tratamentos diversos
O técnico de prótese dentária (protético dentário) utiliza os moldes em todos os tratamentos odontológicos citados acima. A moldagem é um procedimento necessário para a criação de peças como placas de bruxismo, as próprias facetas, aparelhos ortodônticos e kits de clareamento dentário e sempre deve ser feito em um consultório odontológico.
Outras funções
Além da confecção de próteses e aparelhos ortodônticos, o técnico de prótese dentária (protético dentário) pode trabalhar ainda com vendas de equipamentos utilizados nessas atividades e na indústria, ajudando a desenvolver equipamentos e materiais específicos para a confecção das próteses. Também é possível atuar como educador, ajudando na formação de novos profissionais para a área.
Como se tornar protético dentário?
Para ser protético dentário não é preciso ter graduação em odontologia, mas é necessário fazer o Curso Técnico em Prótese Dentária.
Além de todas as técnicas para a confecção de próteses, a formação também traz disciplinas sobre anatomia dental, administração de laboratórios, ética, legislação profissional e primeiros socorros.
Normalmente, o curso tem duração de dois anos. Ao longo desse período, é possível ainda fazer estágios supervisionados para aprender a profissão na prática e se familiarizar com a rotina profissional.
Qual o papel do protético dentário na ortodontia digital?
A tecnologia é cada vez mais empregada nessa profissão, principalmente com o crescimento do mercado de alinhadores transparentes.
Para a confecção dos alinhadores, é utilizada a tecnologia 3D, que escaneia rapidamente e de forma muito precisa a arcada dentária do paciente. Esse escaneamento é usado como base para a confecção de todos os alinhadores utilizados no tratamento.
Ou seja, o trabalho do técnico de prótese dentária (protético dentário) vem evoluindo de acordo com o mercado, seguindo tendências de tecnologia e demandando profissionais cada vez mais capacitados para lidar com equipamentos e técnicas inovadores.
Aqui na Smilink, nossa moderna fábrica em Curitiba utiliza o que há de melhor no mercado para a produção dos alinhadores. Dessa maneira, podemos oferecer para os nossos pacientes um tratamento seguro, eficaz, rápido e inovador! Assim podemos afirmar que: o profissional técnico de prótese dentária (protético dentário) é essencial na ortodontia digital.
Quer alinhar o seu sorriso com a mais alta tecnologia do mercado? Fale com um dos nossos dentistas!