Tenho interesse

Tecnologia 3D em tratamento ortodôntico

Pensar em um tratamento preciso, confortável, com bom custo-benefício e tempo reduzido de uso é, antes de tudo, pensar no quanto o avanço da tecnologia e os estudos incessantes de profissionais da ortodontia têm avançado.

A tecnologia 3D está presente em tudo o que diz respeito ao tratamento ortodôntico com aparelho invisível. Ao escolher esse método, não tenha dúvidas, você está em contato com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado da ortodontia hoje.

Parte importante disso é vista logo no processo pré-aparelho. Após o primeiro contato e avaliação do ortodontista, a etapa de exames é solicitada a fim de visualizar a arcada dentária e gengiva completamente e traçar um planejamento de acordo com o melhor para cada caso.

Durante o exame de escaneamento 3D, um aparelho que se assemelha a uma caneta percorre a boca do paciente, captando mais de 6 mil fotos por segundo. O objetivo desse exame é formar imagens em três dimensões que permitam ao ortodontista visualizar todos os ângulos, proporções e necessidades dentais. Esse é um procedimento rápido e indolor e substitui o molde padrão, aquele da massinha.escaneamento 3D dos dentes

Muitas pessoas sentem desconforto com o método com gesso, já que ele requer algumas coisas básicas do paciente. Por exemplo, é preciso estar em jejum há 1h, respirar apenas pelo nariz enquanto o molde estiver na boca e tentar não engolir saliva. Enquanto pacientes revelam sentir enjoo com o procedimento, o escaneamento 3D vem só para facilitar e traz o máximo de conforto e praticidade.

Após a captação das imagens em 3D, é criado o modelo digital que o especialista ortodontista criará o planejamento ortodôntico. É nele que o ortodontista se baseará para pensar em todos os passos do tratamento ortodôntico e na movimentação precisa para que cada dente seja alinhado e corrigido. Passada a fase inicial, o período de desenvolvimento das placas alinhadoras é iniciado.

 

Todo o tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis é desenvolvido através de impressão 3D. Cada placa referente à fase de cada paciente é feita em medidas milimetricamente muito parecidas, assim, pouco a pouco, os dentes são “encaminhados” a seu devido lugar para o alinhamento.troca de fase do tratamento com alinhador invisível

Como Acontece o Alinhamento Com Aparelho Invisível?

A partir do material termoplástico das placas alinhadoras, produzidas por tecnologia CAD/CAM – siglas que remetem a itens assistidos por computador -, a movimentação necessária para cada dente começa a ocorrer.

Por exemplo, pensemos em dentes separados. A cada troca de alinhadores, a cada 14 dias, as placas têm a função de movimentar os dentes a fim de diminuir a separação entre eles. Fase a fase, o avanço é notado, até que o tratamento seja concluído.

Fazendo a Tecnologia 3D Valer a Pena

Cabe lembrar que toda essa tecnologia 3D e o sucesso do método como tratamento ortodôntico só se justificam pelo bom uso do paciente. E a gente separou uma listinha para relembrá-lo de todos os passos imprescindíveis para um bom resultado:

  • Usar as placas alinhadoras, rigorosamente, por 22h diárias
  • Realizar uma boa higienização bucal – sem esquecer da limpeza das placas
  • Não beber ou se alimentar com o alinhador na boca; 
  • Fazer as trocas de fase como recomendado pelo ortodontista; 
  • Ir ao consultório para visitas com o profissional a cada 2 meses
  • Entrar em contato imediatamente em caso de dúvidas ou problemas

Agende agora mesmo uma videoconferência gratuita com um dentista Smilink, e fique mais perto do seu sorriso perfeito. Os tratamentos duram, em média, de 4 a 12 meses.

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?
Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?