Tenho interesse
braquete aparelho

O que fazer ao quebrar um braquete durante o uso de aparelho fixo?

Quebrar um braquete e precisar de uma manutenção de última hora é algo que pode acontecer mesmo se você estiver tomando certos cuidados. Esse é um incômodo que pode acontecer na rotina de alguém que utiliza o aparelho fixo.  

A quebra ou deslocamento do braquete pode acontecer por diversos motivos, como durante a mastigação, um acidente ou até mesmo estar relacionado com uma falha na colagem. Se você quer saber mais sobre o que fazer ao quebrar um braquete e quais cuidados para evitar isso, continue lendo e entenda muito mais sobre esta pequena peça tão importante. 

O que é um braquete?

Os braquetes são as peças que compõem os aparelhos ortodonticos fixos. São coladas nos dentes e atuam para movimentar e alinhar os dentes. Existem diferentes tipos de braquetes que ajudam a melhorar o resultado esperado, seja esteticamente ou no tempo de uso do aparelho. 

Qual a função do braquete?

O braquete do aparelho é uma peça fundamental durante o alinhamento dos dentes com aparelhos fixos e possui grande importância para o tratamento. Essa é a peça que fica em contato direto com o dente, o formato deste objeto varia, podendo ser quadrado ou retangular e ele pode ser feito dos seguintes materiais:

  • metal (níquel);
  • cerâmica e safira (conhecidos com os braquetes estéticos)

O braquete pode ou não ser acompanhado de um elástico, mas sempre estará conectado ao fio metálico que regula a pressão de força nos dentes.

Quais os tipos de braquetes?

Existem os braquetes autoligados, linguais, metálico, cerâmica e safira. A seguir falaremos sobre cada um desses tipos:

Braquetes autoligados

Diferentemente do modelo acima, os braquetes autoligados não precisam utilizar elásticos porque este modelo utiliza um tipo de fechamento em forma de clipe, mantendo o fio metálico dentro do slot.

Com a movimentação do fio gerando menos atrito, consequentemente o paciente tem menos desconforto durante o tratamento. Sendo considerado um braquete com tecnologia mais inovadora em relação ao tradicional. No entanto, mesmo com o tempo de tratamento reduzido, o seu preço pode ser cerca de quatro vezes mais que o modelo anterior.

Braquetes linguais

Dentre os modelos citados, o braquete lingual é, sem dúvidas, o menos conhecido. Geralmente escolhido por pacientes que querem esconder totalmente o aparelho, os braquetes são fixados na parte de trás dos dentes, priorizando a estética. Essa modalidade de tratamento envolve bastante cuidados, tanto na manutenção como na higienização. Os tipos de braquetes citados acima, são feitos com diversos materiais.

Braquete metálico

Sem dúvida o modelo mais utilizado em aparelhos ortodônticos, principalmente pelo seu menor custo em relação a outras alternativas. Também são considerados bastante resistentes e funcionais. É possível utilizar cores nos elásticos utilizados para prender o fio ao braquete.

Braquete cerâmica

Para quem busca por um aparelho esteticamente mais agradável e discreto, o braquete de cerâmica é uma boa opção. O modelo também possui praticamente o mesmo tamanho do braquete metálico.

Além da boa aderência e resistência, a principal diferença entre o braquete de cerâmica e os demais já citados, é sua tonalidade que se assemelha bem a tonalidade do esmalte dentário. Dessa forma, tornando-o bem mais discreto.

Braquete safira

Os braquetes de safira são bastante populares atualmente, porque além de ser feito de um material resistente e durável, ele ainda é muito indicado no quesito estético. 

Os bráquetes de safira são mais resistentes e totalmente transparentes, em comparação com os de cerâmica que possuem uma tonalidade parecida com a do esmalte dentário. Mesmo com esses benefícios, seu ponto fraco é o seu valor, que chega a ser um dos mais caros entre todos os outros tipos.

Como o braquete é colocado?

Visando maior conforto e segurança para o paciente, o braquete é posicionado e colocado no dente com o uso de resina composta. A resina composta é extremamente resistente, suportando a pressão, e até mesmo o desgaste que vem com o tempo. 

Quais cuidados tomar durante o uso do aparelho fixo para o braquete não descolar?

Quando o braquete descola ou quebra, o aparelho deixa de realizar a movimentação dos dentes como deveria, prolongando o tempo do tratamento e podendo até machucar a boca. Pensando nisso, quem usa aparelho fixo precisa ficar de olho nos cuidados necessários para evitar que os braquetes e/ou outras peças acabem se quebrando. Veja quais são esses cuidados: 

Cuidado com a alimentação

Existem várias possibilidades de imprevistos que podem atrasar o tempo de tratamento e até provocar desconforto ou dores. Por esse motivo, é necessário seguir algumas indicações para prevenir que esse tipo de imprevisto aconteça.

Começando por regular os tipos de alimentos, já que alguns não são muito recomendados para quem usa aparelho fixo. Principalmente porque podem danificar a estrutura do aparelho, por causa de sua textura ou densidade. Veja quais são esses alimentos:

Alimentos muito duros

Além de poder danificar ou quebrar partes do aparelho, esses alimentos podem ficar presos entre as peças e também causar a produção de cáries. É recomendado evitar comer alimentos muito secos, principalmente frutos, como:

  • avelãs;
  • nozes;
  • milho;
  • pipoca;
  • doces como pirulitos e balas;
  • rapadura;
  • pé de moleque.

Alimentos grudentos e pegajosos

Os alimentos grudentos e pegajosos, são todos aqueles que podem ficar colados no aparelho. É o caso de alguns dos alimentos citados na lista acima. O fato de eles grudarem desse jeito no braquete do aparelho causa dificuldade para higienizar, podendo danificar o aparelho ou até mesmo quebrar algum braquete durante a higienização.

Alimentos fibrosos

Os fios ou pedaços podem ficar presos na estrutura do aparelho, contribuindo para a produção de cáries, inflamações e até danificar o aparelho. Por isso, o paciente deve ter cuidado ao ingerir esses alimentos: 

  • abacaxi;
  • manga;
  • bacalhau;
  • carnes fibrosas.

Bebidas espumantes

Os ácidos que contém nos refrigerantes e outras bebidas espumantes podem aderir ao metal e danificar a estrutura do aparelho ortodôntico. É interessante evitar esse tipo de bebida, ou diminuir a frequência.

Vegetais e frutas

Comer vegetais e frutas não é proibido nem contraindicado para quem usa aparelho ortodôntico, mas é interessante que tenha cuidado ao ingerir vegetais crus ou frutas muito duras, como por exemplo:

  • cenouras;
  • goiabas;
  • peras;
  • maçãs.

Essas frutas e verduras citadas acima são essenciais à saúde. Mas é indicado que corte esses alimentos em pedaços pequenos ou cozidos (no caso dos legumes). Pois morder esses alimentos em pedaços grandes e duros, podem causar danos ao seu aparelho e acabar soltando o fio metálico ou quebrando um braquete.

Cuidado ao praticar esportes ou realizar movimentos bruscos

É notável que as pessoas que usam aparelho fixo têm uma grande possibilidade de ter lesões nos lábios ou gengivas, principalmente na prática de esportes. Pensando nisso, é recomendável que os praticantes de esportes como futebol, vôlei, e lutas em geral tomem mais cuidado para não machucar a boca. 

Veja algumas dicas para prevenir possíveis problemas com a combinação de esporte e aparelho fixo:

Evite muito contato físico

Com a intenção de conciliar o aparelho ortodôntico e o esporte, o ideal é evitar um contato físico extremo (se for possível), reduzindo o risco de acontecer lesões ou acidentes. É óbvio que no caso de esportes como lutas, não é possível evitar o contato físico, mas é interessante tomar cuidado da maneira que melhor se adequa ao seu esporte.

Protetores bucais

Quando falamos em aparelhos dentais e esportes, os melhores aliados são os protetores bucais. Usado principalmente por quem pratica algum tipo de luta ou até mesmo futebol, este acessório protege os dentes contra possíveis acidentes e reduz a possibilidade de fraturas.

Cuidado durante a manutenção

Um momento muito importante onde o braquete também pode soltar, é durante a manutenção do aparelho. Evitar falar e movimentar a cabeça é essencial durante a manutenção do seu aparelho, pois por ser uma área sensível e apertada, um pequeno toque ou movimento pode ser suficiente para descolar o braquete enquanto o dentista está realizando a manutenção.

O que fazer se um braquete soltar?

Quando um braquete solta, o paciente deve ir o mais rápido possível ao consultório e  comunicar ao seu ortodontista para que seja recolocado e o tratamento continue de forma eficiente.

O braquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente. Com isso, a quebra de um braquete compromete totalmente o movimento causado pelo aparelho nos dentes.

Caso um braquete descole ou quebre e fique algum fio metálico machucando, não tente removê-lo, pois você pode movimentar toda a estrutura do aparelho ou o material pode amassar e isso compromete totalmente o tratamento e o movimento de todo o sorriso. Nestes casos, é ideal que procure o mais rápido possível seu ortodontista.

Alinhadores transparentes: aparelho sem braquetes e imprevistos

Pensando em praticidade, conforto e estética, os alinhadores transparentes são, com certeza, a melhor escolha. Eles não têm braquetes e ferros e, por isso, são muito mais confortáveis. Veja outras vantagens:  

Sem preocupações

Com os alinhadores transparentes Smilink, você pode fazer o seu esporte favorito e comer o que quiser sem se preocupar com braquetes ou quebras. São totalmente móveis e podem ser retirados sempre que você achar necessário, priorizando ainda mais o seu conforto.

Sem dores

Criados de forma totalmente personalizada para cada paciente, os alinhadores Smilink tem o encaixe perfeito para o seu sorriso, eliminando desconfortos e dores durante o tratamento.

Mais estética

Praticamente invisíveis, priorizando a estética durante o tratamento, deixando seu sorriso mais bonito a cada dia.

Veja mais vantagens dos alinhadores transparentes: 

 

Ao longo deste texto dissemos que uma das peças essenciais do aparelho fixo é o braquete, cuja principal função é realizar as movimentações dentárias para o alinhamento dos dentes. Além disso, mostramos que os tipos de braquetes existentes são os seguintes: autoligados, linguais, metálico (tradicional), cerâmica e safira. Posteriormente, explicamos quais cuidados tomar durante o tratamento e o que fazer caso um dos braquetes quebre. Por fim, falamos como os alinhadores são mais práticos e confortáveis. 

Que tal conhecer mais sobre os alinhadores transparentes? Agende uma conversa com um dos nossos dentistas!

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!