Tenho interesse
tipos -de-aparelho dental

7 tipos de aparelho dental: saiba quais as principais diferenças!

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos tipos de aparelho dental, atualmente, as pessoas têm diferentes opções para alinhar o seu sorriso da forma que for mais confortável para sua rotina e expectativas em relação ao tratamento. 

Dessa forma, quem quer ter dentes alinhados e uma melhor saúde bucal não precisa usar um aparelho odontológico que incomoda esteticamente e atrapalha na alimentação, prática de esportes e higiene bucal. Quer saber mais sobre o tema? Veja neste texto como funciona um tratamento ortodôntico, quais os diferentes modelos e como escolher o melhor para você. 

Quais os motivos para começar um tratamento ortodôntico?

Existem diversos motivos pelos quais uma pessoa pode começar um tratamento ortodôntico. Lembrando que, somente um dentista pode confirmar que há a necessidade de você começar a usar o aparelho dental. Para isso, ele analisará seu sorriso e solicitará exames que ajudam no diagnóstico.

Alguns indícios de que você deve procurar por um ortodontista são os seguintes:

  • dores no maxilar;
  • dentes tortos (encavalados);
  • dores no maxilar; 
  • dificuldades na mordida; 
  • dificuldades para fechar a boca;
  • espaçamentos entre os dentes. 

Quais os tipos de aparelho dental?

Existem diferentes tipos de aparelho dental:

1. Aparelho fixo metálico

Dentre os tipos de aparelho dental, o mais comum é o fixo metálico. Usado para fins funcionais ou estéticos, esse modelo permite maior intervenção nas movimentações dentárias e o tratamento de casos leves, moderados e severos. Sua grande vantagem é que ele garante resultados mais satisfatórios, apesar disso os pacientes sofrem com muita dor ao longo do tratamento e o surgimento de feridas na boca e nas mucosas.  

Composto por braquetes, fios e bandas, esse modelo tende a dificultar a higienização ao longo do tratamento. Por isso, os pacientes que usam aparelho fixo precisam de mais cuidados diários para não desenvolver cáries e doenças nas gengivas.

Outros dois grandes incômodos do aparelho tradicional são o desconforto com a aparência e a restrição de alimentação. Isso porque, com o uso de bráquetes e fios, o paciente não pode comer alimentos duros, como maçãs, amendoins e doces.  

Vantagens:

  • mais movimentações dentárias e tratamento de casos leves, moderados e severos;
  • costuma apresentar resultados satisfatórios ao final do tratamento. 

Desvantagens:

Cuidados ao longo do tratamento

Como dissemos anteriormente, todo tratamento ortodôntico exige alguns cuidados especiais. No caso do aparelho fixo, o paciente não deve deixar de ir às consultas de manutenção para garantir que as movimentações dentárias aconteçam. Além disso, é primordial uma limpeza bucal mais detalhada para evitar o acúmulo de restos de alimento que podem causar mau hálito e aumentar o risco de doenças bucais. 

2. Aparelho fixo estético

Criado como uma alternativa ao aparelho fixo metálico, esse modelo busca mais discrição e melhorar a estética. Apesar de ser quase imperceptível, o aparelho tem a mesma estrutura que um modelo tradicional e pode ser encontrado nos seguintes materiais:  

Policarbonato: feito com uma resina plástica, esse material tem bráquetes um pouco maiores que outros modelos de aparelho estético e é menos resistente.

Porcelana: nesse material de cor branca e leitosa os bráquetes são menores e mais resistentes que o modelo de policarbonato. Com custo mais elevado, a grande vantagem desse modelo é que as borrachinhas não mudam com o passar do tempo.

Safira: esse modelo é mais caro que os anteriores, porém mais discreto e fácil de limpar. As peças se assemelham a vidro, pois são confeccionadas com porcelana monocristalina.

Vantagens:

  • mais movimentações dentárias, o que possibilita o tratamento de casos leves, moderados e severos;
  • mais discrição ao longo do tratamento;
  • costuma apresentar resultados satisfatórios ao final do tratamento. 

Desvantagens:

Por ter uma estrutura muito parecida com o aparelho fixo convencional, as desvantagens desse modelo são as mesmas:

  • dor e desconforto ao longo do tratamento;
  • surgimento de feridas nas mucosas;
  • cuidado redobrado com a higiene bucal;
  • restrições alimentares;
  • desconforto estético. 

3. Aparelho autoligado

Feito também de metal, o aparelho autoligado não precisa de borrachinhas. Nesse modelo, o fio ortodôntico é preso em bráquetes menores que os usados nos modelos tradicionais. Por essa razão, o uso é mais confortável e discreto.

Outra vantagem é que a tecnologia usada nesse modelo permite maior controle na movimentação dentária, assim o tratamento se torna mais eficiente e o paciente sente menos desconforto. 

Vantagens:

  • maior número de movimentações dentárias, o que permite o tratamento de casos leves, moderados e severos;
  • tempo de tratamento mais rápido em comparação ao aparelho fixo convencional;
  • menos dor e desconforto durante o uso;
  • mais discrição, uma vez que não há braquetes e borrachinhas no modelo. 

Desvantagens:

Mesmo que a higienização seja facilitada pela falta de braquetes, o aparelho autoligado ainda é um modelo de tratamento fixo, o que faz com que a higienização e o cuidado com a alimentação sejam desvantagens em comparação aos modelos de aparelho dental móvel. 

Cuidados ao longo do tratamento

Como dissemos anteriormente, o aparelho autoligado é um modelo de tratamento ortodôntico fixo. Por essa razão, você deve realizar uma limpeza mais detalhada, com uma escova de cerdas macias e fio dental para remover os resíduos de alimentos que ficam entre o aparelho e os dentes. 

Além disso, é primordial não deixar de visitar o seu dentista regularmente para que ele possa reajustar o aparelho e verificar se o seu tratamento está evoluindo como o planejado.    

4. Aparelho lingual

Assim como o modelo tradicional, o aparelho lingual também tem braquetes e fios metálicos, com a diferença de que esses são colocados na parte de trás dos dentes. Justamente por esse motivo, ele exige mais atenção no processo de limpeza, isso para evitar o risco de cáries e outras doenças gengivais.

Mesmo sendo mais discreto, o modelo não é recomendado para casos de movimentações severas. Outra vantagem do aparelho lingual é que ele não entra em contato com os lábios e a mucosa, desse modo ele minimiza o risco de cortes na boca.

Vantagens:

  • mais discreto que o aparelho fixo convencional;
  • evita machucados na boca durante a prática de esportes ou movimentos bruscos;
  • é mais fácil de perceber a evolução, uma vez que não há braquetes cobrindo os dentes;

Desvantagens:

  • não é recomendado para movimentações dentárias severas;
  • é mais caro que o aparelho fixo convencional;
  • mesmo não prejudicando a prática de esportes, esse modelo pode ainda causar ferimentos graças à superfície metálica;
  • pode causar dificuldade na fala durante as primeiras semanas. 

Cuidados durante o tratamento

Durante o uso do aparelho lingual você deve cuidar muito bem da sua higiene bucal. Como os braquetes e ferros estão colados na parte de trás dos dentes há ainda mais riscos de resíduos de alimentos permanecerem entre os dentes e os braquetes e, dessa maneira, aumentar a probabilidade de proliferação das bactérias que causam doenças bucais.   

5. Expansor palatino

O expansor palatino, como o próprio nome indica, é usado para aumentar o palato e, dessa maneira, permitir que haja espaço suficiente para os dentes se desenvolverem corretamente na arcada dentária. 

Ele é indicado na infância, quando a arcada da criança ainda está em desenvolvimento. Assim, ele consegue evitar problemas de má oclusão, dentes apinhados e outros problemas que afetam a estética e saúde bucal.

Vantagens:

  • corrige e evita o surgimento de problemas nas arcadas dentárias;
  • o tempo de tratamento com o aparelho não é longo;

Desvantagens:

  • no caso do expansor palatino fixo, é necessário ter atenção redobrada com a sua alimentação e higienização para garantir que restos de alimentos não se acumulem na boca.

Cuidados durante o tratamento

Os dentistas recomendam que o paciente evite alimentos pegajosos e doces enquanto estiver com o aparelho na boca. Além disso, o aparelho deve ser higienizado de forma correta todos os dias, sempre com uma pasta de dente e escova de cerdas macias. 

6. Aparelho móvel

O aparelho móvel é um modelo frequentemente recomendado para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Isso porque ele é colocado para inibir, direcionar ou estimular o crescimento da mandíbula e da maxila, ossos que compõem a parte central da face.

Com esse tratamento, o dentista corrige problemas de mordida desalinhada, de mastigação e fala e direciona o crescimento ósseo facial para o futuro crescimento dos dentes permanentes. Alguns dos benefícios desse modelo são o conforto, facilidade de alimentação e higienização.

Vantagens:

  • facilidade de higienização;
  • sem restrições alimentares;

Desvantagens:

  • dificuldade em manter disciplina de uso, uma vez que o paciente pode o retirar e colocar sempre. 

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento, você não deve deixar de realizar as consultas com seu dentista para que ele possa realizar a manutenção do seu aparelho e analisar se o tratamento está evoluindo como o esperado. 

7. Aparelho transparente

O aparelho transparente é um modelo removível utilizado para correção de dentes tortos, espaçamentos entre os dentes, mordida para frente e outros problemas que atrapalham a estética e saúde bucal. Com ele, o paciente tem mais previsibilidade em relação ao tempo e aos resultados do seu tratamento, isso graças à tecnologia 3D e planejamento prévio. 

Além disso, ele é praticamente imperceptível ao sorrir. Isso porque ele é confeccionado em um material transparente e de forma personalizada para o paciente. Por fim, com os alinhadores transparentes você não precisa deixar de comer o que gosta, praticar os seus esportes favoritos e pode seguir normalmente com a sua rotina de higiene bucal. 

Veja mais benefícios em usar os alinhadores transparentes neste vídeo:

Ao longo deste texto mostramos 7 tipos de aparelho dental e as vantagens e desvantagens de cada um. Dissemos que os modelos variam muito em tempo de tratamento e discrição. Além disso, dissemos que apenas um dentista pode confirmar que você deve começar um tratamento ortodôntico.  

Agora que você já conhece os diferentes tipos de aparelho ortodôntico, que tal conversar com um dos nossos dentistas para saber se os alinhadores transparentes são indicados para você?

Texto revisado pela Dentista Dra. Camila Leite Quaglio CROSP nº 60.245

Bianca Santana

Redatora da Smilink. Formada em Letras português e espanhol na USP. Acredita que as palavras têm poder de transformar o mundo e trazer o melhor sorriso das pessoas ao seu redor.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!