Qual diferença de ortodontista e dentista?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
ortodontista e dentista, saiba a diferença

Você sabe qual a diferença de um ortodontista e um dentista? E qual devemos procurar para cada necessidade? Quando pensamos em tratamento ortodôntico, muitas dúvidas aparecem, por isso vamos esclarecer as principais sobre esses dois profissionais.

Para entendermos melhor, vamos começar explicando o que é a ortodontia.

O que é a ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares mal posicionados. Principalmente dentes tortos ou que não se encaixam corretamente, desta forma a prevenir problemas futuros, que podem surgir, devido a esta má oclusão(mordida) dos dentes. 

O que faz um ortodontista?

O ortodontista é o profissional dentista que fez um curso de especialização, além dos anos do curso regular em odontologia, se tornando apto a realizar tratamentos ortodônticos. 

Ele é responsável pelo planejamento ortodôntico, ou seja, as movimentações que serão realizadas em cada dente, decidir qual o melhor tratamento e acompanhar o paciente durante toda a trajetória até o resultado planejado. O tratamento ortodôntico além de corrigir a posição dos dentes, através do uso de aparelho dentário ou cirurgia, também proporciona a função correta da mastigação e da fala. 

>> Alinhe seu sorriso com aparelho transparente. Faça o teste e conheça as opções de tratamento.

Agora vamos entender o que faz o dentista.

O que faz um dentista?

O dentista (chamado dentista clinico geral) é o profissional capacitado na área de odontologia que realiza todos os procedimentos gerais, portanto não atua em uma área específica. Entre as suas competências estão prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos dentes e gengivas. O dentista clínico geral presta atendimentos relacionados a manutenção da higiene e saúde bucal. 

Qual a diferença entre dentista clinico geral e ortodontista?

A principal diferença entre os dois profissionais é que o dentista clinico geral atende diversas áreas da odontologia de maneira generalista. Enquanto o ortodontista possui uma especialização focada na ortodontia, área que atua na correção dos dentes e ossos maxilares. 

Portanto, se você quer corrigir e alinhar os dentes o profissional que você deve procurar é um ortodontista, ele irá te auxiliar e acompanhar toda sua trajetória até um sorriso alinhado e harmônico.

Agende sua pré-avaliação online com um dentista Smilink e conheça as opções de tratamento com o aparelho transparente.

Dra Stefanye dos Reis Ribeiro CROSP 130834  

VEJA TAMBÉM