Tenho interesse

Quais são as principais causas e tratamentos dos dentes separados?

Ter os dentes separados é uma característica que desagrada muita gente. Essa característica, chamada de diastema, é muito comum, inclusive em crianças que ainda têm dentes de leite.

Quer saber mais sobre o tema? Veja neste texto o que é um diastema, quais as principais causas dos dentes separados e se esse problema pode causar algum problema de saúde. Posteriormente, veja quais as opções de tratamento e como os alinhadores transparentes podem fechar esses espaços entre os dentes.  

O que é um diastema?

O diastema é qualquer espaço existente entre dois dentes. Apesar de ser mais frequente entre os dentes incisivos superiores, ele pode acontecer em quaisquer outros lugares do sorriso.

Além da insatisfação com a estética do sorriso, os dentes separados também podem facilitar o aparecimento de alguns problemas bucais, sobre os quais falaremos mais adiante.

Quais as causas dos dentes separados?

O diastema pode ter diferentes causas. Uma delas, inclusive, é a genética, mas, além disso, maus hábitos também podem favorecer o distanciamento entre os dentes.

Periodontite

O periodonto é o conjunto de tecidos que atua na sustentação dos dentes, como ossos e tecidos. Quando essas estruturas inflamam ou infeccionam, esses tecidos ficam mais fracos, tendo as suas funções de sustentação prejudicadas. Com isso, as chances de movimentação e inclinação dos dentes aumentam, favorecendo o surgimento do diastema.

Freio labial

O freio labial é uma estrutura que fica na gengiva, ligando-a aos lábios. Ela se localiza entre os dentes incisivos centrais. Quando o freio tem um tamanho maior do que o normal, pode prejudicar o desenvolvimento correto dos dentes da região, o que resulta nos espaçamentos.

Respiração bucal

Pessoas que não respiram adequadamente pelo nariz e usam a boca para compensar estão sujeitas a uma série de problemas bucais, entre eles o diastema. Isso porque, quando se respira pela boca, a pressão que os lábios fazem sobre os dentes diminui – e isso contribui para a abertura de diastemas na arcada dentária.

Perdas dentárias

Uma das causas dos dentes separados é a perda dentária. Isso acontece porque, quando você perde um dente, independentemente do motivo, cria um espaço livre na sua arcada. Com o tempo, os dentes que estão na boca se acomodam, ocupando esse espaço. 

E não são somente os dentes que estão ao lado do espaço que podem se movimentar. No longo prazo, até mesmo os dentes mais distantes podem acabar se acomodando em outras posições.

Pressão da língua ao engolir

A postura e a movimentação da língua influenciam muito na posição dos dentes. O correto é que a língua sempre faça pressão no céu da boca, tanto em repouso como na hora de engolir. 

Quando essa força é feita nos dentes da frente, acaba empurrando-os em direção aos lábios, criando os espaços entre os dentes que chamamos de diastema.

Sucção do polegar

Na infância, o hábito de chupar dedo ou de usar chupeta por um período mais longo do que o indicado pode causar prejuízos à estética e saúde do sorriso, dentre esses problemas estão os dentes separados.

Dente que não nasceu

A agenesia do dente permanente pode ser também uma das causas do diastemas.  Por consequência o dente de leite pode não cair, o que pode alterar de forma significante a estética do sorriso, pois os dentes de leite sempre são menores do que os permanentes. 

Em alguns casos o dente de leite pode vir a cair, e como não existe o dente permanente para substituí-lo acaba ocasionando um espaço vazio na boca, aos poucos, vai sendo ocupado pelos demais dentes, que se acomodam em novas posições e podem ficar mais afastados uns dos outros do que deveriam.

Os dentes separados podem causar algum problema de saúde bucal?

O principal incômodo que os dentes separados causam nas pessoas é em relação à estética do sorriso. Ainda assim, esses espaços podem causar outros problemas. Nas crianças, eles causam algumas dificuldades de fala, favorecendo a emissão de sons indesejáveis.

Além disso, os dentes separados podem dificultar a higienização, especialmente quando o diastema está localizado no fundo da boca, onde o acesso para escovação é mais difícil. Esses espaços facilitam o acúmulo de resíduos e, quando não são muito bem higienizados, podem causar mau hálito, cáries, doenças periodontais e outros problemas relacionados à falta de higiene adequada.

Quais as opções de tratamento para dentes separados?

Existem muitas formas de resolver os problemas dos dentes separados, das mais simples às mais complexas. A escolha do tratamento, naturalmente, deve ser feita em conjunto com um especialista, que vai avaliar a causa do diastema e indicar a opção mais adequada para cada caso.

Restauração dentária

A restauração feita com resina é uma opção simples de tratamento. Com o material, o especialista preenche o espaço vazio por meio do alargamento dos dentes separados.

Faceta de porcelana

A faceta é uma prótese feita sob medida, fabricada em resina ou porcelana, que funciona como uma capa para os dentes. No tratamento do diastema, ela é confeccionada de modo que, quando colocada, ocupe o espaço vazio entre os dentes. Para isso, é necessário fazer uma faceta para cada um dos dentes separados.

Lente de contato dental

A lente de contato é muito parecida com a faceta, com a diferença de que é uma estrutura mais fina, que não exige o desgaste dos dentes para o seu encaixe. Somente um dentista poderá avaliar o seu caso e indicar uma ou outra opção.

Cirurgia para remoção de freio labial

A frenectomia é a cirurgia de remoção do freio labial, que como falamos, é uma prega fina de tecido presente na boca. O procedimento é considerado de pequena complexidade e é feito em consultório, com anestesia local. O pós-operatório exige alguns cuidados como o uso de medicamentos, alimentação pastosa e fria e higiene bucal adequada.

Tratamento ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos são uma excelente opção de tratamento para dentes separados. Pois, o tratamento fecha o espaço de forma natural e harmoniza todo o sorriso, já que alinha também os demais dentes.

Como os alinhadores transparentes podem fechar os espaços entre os dentes?

Os alinhadores transparentes são o tipo mais discreto de aparelho ortodôntico, ideal para quem gostaria de manter a estética do sorriso mesmo durante o tratamento. Além disso, eles permitem uma melhor higiene bucal, já que podem ser removidos para a escovação e uso do fio dental.

Veja quais as vantagens do nosso aparelho invisível neste vídeo:

Para que o tratamento seja iniciado, o paciente passa por um escaneamento bucal para que seja feito o molde de como está o sorriso naquele momento. Depois, é feito o Plano de tratamento e definido o tempo aproximado de uso dos alinhadores transparentes. 

Ao longo deste texto explicamos que ter dentes separados é um problema muito comum que costuma incomodar, principalmente, na estética do sorriso. Além disso, mostramos que existem muitas causas para o problema, tais como: a periodontite, o freio labial e as perdas dentárias. Posteriormente, apresentamos as possibilidades de tratamento para o fechamento dos diastemas e como os alinhadores transparentes podem ser a opção mais confortável, prática e discreta para quem deseja transformar o sorriso sem alterar a rotina. 

Agora que você já sabe que os dentes separados podem ser corrigidos com os alinhadores transparentes, que tal marcar uma conversa com um dos nossos dentistas para conhecer mais sobre o nosso tratamento?

 

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!