Ao começar a usar aparelho dental muitas pessoas logo pensam no desconforto, na dificuldade de comer e em como ficará seu sorriso durante o tratamento. Porém, atualmente, existem diferentes modelos de tratamento para diferentes tipos de caso e que cabem em todas as rotinas.
Quer saber mais sobre esse tema? Neste texto apresentaremos o que é um tratamento de aparelho ortodôntico, como você pode identificar se há necessidade de correção do seu sorriso, quais os diferentes modelos e o que você deve fazer para preservar sua saúde bucal e eficácia ao longo do tempo de uso.
O que é o aparelho dental?
O aparelho dental é um dispositivo usado por ortodontistas com o propósito de estimular as movimentações dos dentes e assim corrigir a posição inadequada dos dentes, o que contribui para a harmonia do sorriso ao mesmo tempo em que melhora a saúde bucal e outros problemas funcionais. Como veremos adiante, existem diferentes modelos de tratamento ortodôntico, todos desenvolvidos para melhorar a movimentação dos dentes e alinhar a rotina do paciente.
Como saber se você precisa usar aparelho dental?
Somente um dentista pode analisar seu sorriso e te indicar o uso de aparelho dental. Mesmo assim, alguns sinais podem ser indicativos de que você necessita do tratamento:
- Espaço entre os dentes – dentes muito espaçados (com diastemas) podem indicar a necessidade de usar aparelho dental.
- Dores na mandíbula – dores na mandíbula podem ser decorrentes de distúrbios na ATM (articulação temporomandibular).
- Dentes tortos e encavalados – dentes tortos e encavalados dificultam a higiene bucal, o que aumenta o surgimento de placas bacterianas e o surgimento de doenças periodontais. Além disso, eles tendem a causar a desarmonia no sorriso.
- Problemas na mordida – quando há o encaixe errado entre os dentes superiores e inferiores, sobremordida, mordida aberta e cruzada. Eles podem ser causados por inúmeros fatores, como o hábito de chupar os dedos ou chupetas durante a infância.
- Dores e machucados frequentes – se você sofre com dores de cabeça e no ouvido e não sabe qual a origem dos sintomas, eles talvez possam ser associados com problemas dentais.
Quais os principais tipos de aparelho ortodôntico?
Os modelos de aparelhos podem ser subdivididos em fixos e móveis. Veja quais os mais comuns:
Fixos
Os modelos de aparelho fixo tendem a garantir um bom resultado no tempo esperado, pois não podem ser removidos pelo paciente, o que garante ainda mais a disciplina de uso. Apesar disso, há grande dificuldade de higienização e restrições alimentares com ele.
Existem diferentes modelos de aparelho fixo:
Metálico
O aparelho fixo é o modelo mais comum de tratamento ortodôntico e é composto da seguinte forma:
- Bráquetes – essa é a peça mais importante do aparelho, elas são coladas com resina em cada um dos dentes e ligam os fios para que eles exerçam a força necessária para as movimentações dentárias. Por essa razão, eles precisam ser colocados na posição correta pelo dentista.
- Fios – essa peça é responsável por exercer as movimentações finais.
- Elásticos – os elásticos são a única parte removível do aparelho fixo, eles intensificam os movimentos necessários em um dente específico ou um grupo específico de dentes.
Lingual
O aparelho lingual é uma opção mais discreta que o metálico, composto da mesma forma que o modelo anterior, com a única diferença de que as peças são coladas na parte interna dos dentes, o que faz com que ele fique escondido durante todo o tratamento sem afetar o sorriso do paciente. Apesar disso, ele continua a dificultar a higienização, por atrapalhar o acesso à toda superfície do dente.
Autoligado
Este aparelho é uma versão parecida com o aparelho fixo tradicional, porém sem borrachinhas, isso faz com que ele se torne mais bonito esteticamente e, ao mesmo tempo, torna o tratamento mais rápido e eficaz.
Móvel
O modelo de aparelho móvel facilita a higienização bucal e permite também que o paciente possa comer o que tiver vontade ao longo do tratamento. Existem diferentes modelos:
Contenção
A contenção é uma fase posterior ao uso do aparelho ortodôntico, isso porque durante o tratamento o objetivo é realizar as movimentações dentárias, já na fase de contenção o foco é manter os resultados alcançados.
Expansor
Alguns pacientes precisam expandir o céu da boca (palato) antes de começar um tratamento ortodôntico, dessa maneira garantimos espaço para que as movimentações posicionem todos os dentes da forma correta na arcada dentária.
Tratamento com alinhadores transparentes
Os alinhadores transparentes são a opção mais discreta e confortável para quem deseja transformar o sorriso sem alterar a rotina. Cada alinhador é confeccionado sob medida para a arcada dentária do paciente e para realizar as movimentações dentárias precisas para cada caso.
Para isso, há o escaneamento do sorriso do paciente para captar com precisão as arcadas dentárias. Posteriormente, cada alinhador é fabricado com impressão 3D e o paciente recebe seu kit com os alinhadores para realizar as trocas em sua casa.
Qual é o tempo de um tratamento ortodôntico?
O tempo de tratamento ortodôntico varia de acordo com o modelo de aparelho dental escolhido.
Os aparelhos fixos não usam o escaneamento 3D e precisam de manutenções manuais para a movimentação dos dentes. Por esse motivo, o seu tempo de tratamento é indefinido e pode durar anos para ser concluído.
Já com o uso dos alinhadores transparentes há maior previsibilidade no tempo de tratamento, o motivo disso é há o escaneamento 3D das arcadas dentárias do paciente e planejamento de cada movimento de forma digitalizada, assim há a previsibilidade do tempo de tratamento antes mesmo dele começar.
Quais os cuidados durante o uso do aparelho dental?
Além de escolher o modelo certo de aparelho dental, alguns cuidados são essenciais para garantir que o tratamento não atrapalhe sua saúde bucal e, ao mesmo tempo, alinhe seus dentes. Veja algumas dicas para seguir:
Adequar os hábitos alimentares
Como os aparelhos fixos não podem ser retirados durante o tratamento, eles dificultam a alimentação. Por esse motivo, adeque seus hábitos alimentares, diminua o consumo de alimentos duros e que podem grudar entre os bráquetes (como chicletes). Além disso, evite ao máximo mastigar canetas e outros objetos e roer as unhas.
Manter uma boa higiene
Durante o uso de aparelho fixo há maior probabilidade de acúmulo de resíduos entre as peças e os dentes. Por esse motivo, é essencial fortalecer a sua higiene bucal para evitar o acúmulo de placa bacteriana. Para isso, escolha o modelo certo de escova, use o fio dental e o enxaguante bucal.
Comparecer às consultas de manutenção
Cada modelo de aparelho demanda uma frequência diferente de manutenção, por isso não deixe de comparecer às consultas periódicas para manter o estímulo correto das movimentações dentárias, para que o dentista possa avaliar sua saúde bucal e para que ele possa realizar uma limpeza simples de restos de alimentos que não foram retirados na escovação.
Evitar hábitos nocivos
Hábitos nocivos como morder objetos, abrir potes usando os dentes e roer as unhas causam danos ao aparelho ortodôntico. Se o aparelho for fixo, os bráquetes podem se soltar e atrasar o tratamento.
Como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico?
O processo de manutenção também é diferente de acordo com o modelo que você escolher. Caso o seu tratamento seja realizado com o aparelho dental fixo, você precisará “apertar o aparelho” e ajustar o fio que passa pelos bráquetes.
Já no caso dos alinhadores transparentes não há a necessidade de ir com frequência ao consultório do dentista. No início do tratamento você recebe o seu kit com todos os alinhadores e troca cada um em casa conforme as movimentações acontecerem. Lembrando que, no app Smilink há a possibilidade de conversar com nossa Equipe de Cuidado ao Paciente e tirar suas dúvidas sempre que precisar.
Quais as vantagens em usar um aparelho dental?
Além de proporcionar um sorriso mais harmônico para o paciente, o uso de aparelho dental permite ainda alguns outros benefícios:
- previne o desgaste dentário – dentes mal posicionados podem acelerar o desgaste dentário, quando alinhados da forma correta eles evitam o atrito e diminuem o problema.
- melhora o processo digestivo – o processo de digestão começa no momento da mastigação, quando a pessoa não consegue triturar os alimentos de forma correta a digestão já começa de forma inadequada.
- ajuda com a saúde bucal – com os dentes retos há mais facilidade de higienizar os dentes de forma adequada, uma vez que o alinhamento facilita a correta escovação e uso de fio dental.
Para além de garantir um sorriso com dentes alinhados, o aparelho ortodôntico também ajuda a promover melhorias na saúde e qualidade de vida do paciente.
Ao longo deste texto dissemos que o aparelho dental é ideal para quem deseja ter dentes alinhados e assim garantir um sorriso mais harmônico. Mostramos também que para identificar se você precisa realizar o tratamento e qual o melhor para você é essencial que você consulte o seu dentista. Por fim, apresentamos quais as vantagens em alinhar os dentes.
Agora que você já conhece quais os diferentes tipos de aparelho ortodôntico, que tal conhecer mais sobre os alinhadores transparentes?