Conquistar um sorriso harmônico, com os dentes retos é o sonho de muitas pessoas. Graças ao uso do aparelho ortodôntico essa é uma realidade possível e mais acessível do que muitos imaginam. Além da parte estética, o aparelho dental serve para corrigir problemas e desconfortos causados por disfunções na arcada dentária.
Hoje você vai conhecer tudo sobre os aparelhos ortodônticos, os diversos modelos disponíveis e como eles funcionam. Após a leitura, você também saberá identificar quando é preciso recorrer ao uso dos aparelhos, seja para fins estéticos ou para a prevenção e melhora da qualidade de vida.
O que é o aparelho ortodôntico?
O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário, muito conhecido por sua função estética, é um dispositivo que estimula as movimentações dos dentes. O objetivo principal do aparelho é proporcionar um melhor encaixe da mordida, a fim de prevenir problemas que afetam a qualidade de vida dos pacientes.
Quando existem variações, como o apinhamento ou alterações ósseas, os dentes não se encaixam da melhor forma e acabam por não cumprir sua função principal, da mastigação e estrutura da face. Alguns dos incômodos mais comuns causados pela dentição torta são:
- dificuldade de mastigar;
- dores de cabeça;
- problemas respiratórios e de fala.
Outra função importante dos aparelhos ortodônticos é a prevenção. Ao identificar certas alterações no padrão de crescimento dos ossos, o uso dos aparelhos pode minimizar problemas futuros e garantir o crescimento saudável da dentição em crianças.
Sendo assim, o alinhamento do sorriso com o uso de aparelhos ortodônticos, além de uma aparência mais bonita e saudável, também favorece a funcionalidade dos dentes e previne diversas disfunções que, muitas vezes, nem sequer imaginamos que possam estar ligadas à dentição.
Como saber se preciso usar aparelho?
O ideal é procurar um ortodontista que possa avaliar com cautela e indicar o melhor tratamento diante das queixas do paciente. Não há uma idade mínima para o início do tratamento, sendo o mais indicado, o acompanhamento à partir do início da dentição das crianças.
É importante mencionar que para um diagnóstico preciso, o dentista pedirá alguns exames de imagem para determinar a necessidade do uso do aparelho e para planejar o tratamento. Apesar disso, alguns sinais podem ser indicativos de que um caso vale um tratamento ortodôntico, são eles:
- dentes desalinhados ou encavalados;
- dificuldades para fechar a boca;
- dificuldade na mordida;
- dores no maxilar;
- dores de cabeça ou no pescoço;
- espaço entre os dentes.
Quais os tipos de aparelho dental?
À medida que são desenvolvidas novas tecnologias para os tratamentos ortodônticos, novos tipos de aparelhos também são confeccionados, tanto para oferecer um tratamento mais eficiente quanto mais estético aos pacientes. Conheça agora os modelos de aparelho dental e para que serve cada um deles:
1. Aparelho fixo
Os modelos de aparelho fixo são os mais conhecidos e já até viraram moda durante alguns anos. Esse tipo de aparelho pode ser usado tanto para fins estéticos quanto funcionais e é mais indicado para quando o paciente já possui a formação óssea completa, com os dentes permanentes.
Em geral, os aparelhos fixos são compostos por bráquetes e fios metálicos , responsáveis pela movimentação da arcada e de borrachinhas, que envolvem o bráquete, a fim de fixar arco metálico.
Dentro da categoria dos fixos, existem ainda mais três tipos, que se diferenciam, principalmente, pelos materiais utilizados na confecção. O primeiro deles é o modelo convencional metálico. Nele os bráquetes são feitos em metal e é necessário o uso das borrachinhas para segurar o fio metálico.
Outro tipo, são os chamados aparelhos estéticos. Também composto por bráquetes, fio e borrachinhas, o grande diferencial desse modelo é que eles são muito mais discretos. Confeccionados em policarbonato, porcelana ou safira, os bráquetes têm uma tonalidade similar ao esmalte do dente, o que disfarça o uso do aparelho.
Já o fixo autoligado, também encontrado na versão estética, contém bráquetes e o arco de movimentação, mas não necessita de borrachinhas. Isso porque o próprio bráquete possui uma espécie de trava, que fixa o fio metálico. A maior vantagem desse modelo é a higiene e praticidade, uma vez que as borrachinhas podem se soltar ou amarelar de acordo com a alimentação do paciente.
Vale lembrar que todos esses modelos de aparelhos fixos necessitam de uma manutenção mensal, para que o dentista possa regular a movimentação dos dentes. Nela o dentista realizará o reposicionamento dos bráquetes e troca dos arcos metálicos.
2. Aparelhos móveis
Os aparelhos móveis são modelos que ficam apenas encaixados nos dentes e podem ser removidos com facilidade na hora das refeições ou da escovação. Esse tipo de modelo é mais indicado para pequenas movimentações ou após a finalização do tratamento ortodôntico, como forma de contenção para que os dentes permaneçam alinhados.
Outro uso comum do aparelho móvel é para expandir o palato. Em casos em que o paciente possui pouco espaço na arcada superior, com esse tipo de aparelho, é possível aumentá-lo para que os dentes consigam se movimentar da forma adequada.
3. Alinhadores Transparentes
Os alinhadores transparentes são a mais recente inovação em tratamentos ortodônticos. Também chamado de aparelho invisível, esse modelo é uma placa removível, produzida em acetato transparente, que cobre todos os dentes do paciente, formando uma espécie de capa.
Feito de forma personalizada, o tratamento com alinhadores transparentes utiliza o escaneamento 3D para obter a imagem exata da arcada dentária do paciente e produção da quantidade necessária de alinhadores.
Sem o uso de bráquetes, elásticos e arcos metálicos, esse modelo de aparelho é uma opção discreta e confortável . Além disso, com as simulações de movimentação, é possível prever e corrigir quaisquer erros que possam surgir ao longo do tratamento.
Ao longo deste texto explicamos para que serve o aparelho dental é utilizado para estimular as movimentações dentárias e alinhar os dentes com objetivo estético e para melhorar a saúde bucal. Além disso, apresentamos quais os diferentes modelos de aparelho, quais as vantagens e desvantagens de cada um.
Agora que você já sabe qual a importância dos tratamentos ortodônticos, saiba mais sobre os diferentes modelos de aparelho disponíveis.