Alinhamento dos dentes: conheça as opções estéticas de aparelhos ortodônticos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
alinhamento dos dentes. mulher com sorriso de aparelho invisivel

Há muitas pessoas que elencam belos dentes como característica física favorita; outras, veem aquele sorriso marcante como cartão de visita: a porta de entrada para qualquer aproximação ou aprovação. Mais do que o lado estético, a preocupação com alinhamento dos dentes também tem a ver com saúde. Dentes desalinhados, por exemplo, podem causar dor de cabeça, má digestão e pequenas complicações em relação à respiração.

Muita gente não sabe, mas a chamada “mordida errada” impacta muito além do desalinhamento visual. A longo prazo, pacientes relatam bruxismo, desgaste e até perda dos dentes.

Mas, então, como resolver isso? A seguir, algumas opções para tratar o problema e sorrir à toa e sem preocupações.

Aparelhos Estéticos

Aparelhos estéticos são os aparelhos ortodônticos com maior foco na estética, ou seja, são mais discretos e chamam menos atenção que os aparelhos tradicionais, de metal e bráquetes. Sua função segue a mesma: corrigir dentes e garantir o tão sonhado sorriso perfeito.

Aparelho Fixo Transparente

Por mais que não haja proibição quanto ao seu uso para nenhuma idade, o aparelho fixo transparente é muito utilizado por adultos que desejam fazer o tratamento da forma mais discreta possível e sem qualquer chance de desfilar por aí com o “sorriso metálico”. Assim, o novo sorriso não vira destaque em reuniões de trabalho ou durante aquele primeiro encontro e a vida segue normalmente.

Quase imperceptível, o modelo tem as mesmas funções que o aparelho fixo comum: corrige mordida, alinha os dentes e, por fim, entrega o resultado que todo paciente deseja: dentes sem defeitos.

Sobre sua composição, o aparelho fixo transparente é tão rígido e seguro quanto o aparelho tradicional e é composto, geralmente, por porcelana, safira ou porcelana monocristalina, materiais que garantem aspecto translúcido e criam todo o conceito de “desaparecer” quando aplicados aos dentes.

Mesmo com o uso do aparelho fixo ao longo de todo o tratamento, a limpeza e higiene bucal seguem as mesmas. Em momento algum fazer o uso do aparelho fixo transparente pode prejudicar a forma como você mantém sua rotina de cuidados com os dentes. Muito pelo contrário, a presença do aparelho pede uma atenção extra e caprichada. Há hoje no mercado de itens ortodônticos, uma escova de dentes chamada “interdental”, recomendada para uso após a escovação habitual. É a interdental que proporciona um alcance maior entre o aparelho e os dentes, evitando o acúmulo de sujeiras e a proliferação de tártaros ou cáries.

Alinhamento dos Dentes Com Aparelho Invisível

Prático e adaptável, o aparelho invisível chamado alinhador dental transparente permite um uso simples e sem complicações: logo no início do tratamento, o paciente retira seus primeiros modelos. Em casa e pelo tempo estipulado pelo dentista, as trocas de novos alinhadores são realizadas, minimizando a frequência de idas ao consultório a uma vez a cada dois meses.

Impresso em 3D, a tecnologia do alinhador dental transparente é capaz de corrigir o alinhamento dos dentes, tanto de cima como de baixo, dentes com maior espaçamento, encavalados ou tortos.

Algo que pode fazer diferença para muitos é o fato de poder removê-lo antes das refeições e para a escovação dos dentes. A recomendação diária é o uso por 22 horas, o que garante tempo suficiente para se alimentar com conforto e manter os dentes limpos como na rotina anterior: sem complicações!

Falando em rotina sem complicações, o dono de um alinhador dental transparente não vai encarar grandes desconfortos durante o uso, já que não há aquele momento “apertar o aparelho”, como no modelo fixo.

Portanto, se você quer alinhar os dentes de maneira discreta, o tratamento com aparelho ortodôntico estético é a melhor opção. Aqui na Smilink somos especialistas em tratamentos com alinhadores transparentes.

>>Faça o teste e saiba se ele funciona para você!

VEJA TAMBÉM