Manutenção do aparelho invisível: como funciona

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
manutenção do aparelho invisível smilink: veja como funciona

Uma das dúvidas mais comuns para quem quer iniciar um tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis é sobre como funciona a manutenção. A praticidade e a economia no preço são fatores que influenciam muito na decisão por utilizar alinhadores, e esses fatores também tornam a manutenção do aparelho invisível mais vantajosa do que a de um aparelho fixo comum.

Ficou curioso para saber como funciona? Confira a seguir e veja como a manutenção dos seus alinhadores pode ser muito mais prática e barata do que outras opções de aparelho no mercado.

Quais São as Diferenças Entre a Manutenção do Aparelho Invisível e a do Aparelho Fixo?

Em uma consulta de manutenção de aparelho fixo, o dentista troca os elásticos que prender o fio metálico aos bráquetes (as peças metálicas do aparelho) para aumentar a pressão da estrutura do aparelho sobre os dentes. É essa pressão que faz com que o aparelho movimente os dentes até o lugar correto, e ela deve ser alterada mensalmente, ou em alguns casos a cada 15 dias,nas consultas de manutenção.

Com manutenções mensais, o paciente que usa aparelho fixo acaba precisando desembolsar o valor de cada consulta todos os meses, mas isso não acontece com os alinhadores invisíveis. A coordenadora clínica da Smilink, dra. Thais Sampaio, explica o porquê:

“Aqui na Smilink não tem manutenção todo mês como costuma ter com os aparelhos fixos. As trocas das placas dos alinhadores são feitas a cada duas semanas e em casa. Ou seja, bem mais prático! As consultas de acompanhamento acontecem sempre com um dentista para avaliar o andamento do tratamento e assegurar que todos os dentes estão dentro da jornada conforme o planejado.”

Também é importante ter em mente que o aparelho invisível não é fixo, ou seja, o paciente retira a placa do aparelho na hora das refeições e também para higienizar os dentes durante a escovação. Para quem usa aparelho fixo, a manutenção também é um momento de reforço na higienização, que se torna bem mais complicado devido ao uso ininterrupto do aparelho.

O conceito móvel do alinhador invisível permite que a higiene dos dentes seja feita normalmente pelo paciente em casa, sem que haja necessidade de limpezas extras nas consultas de manutenção.

Outras Vantagens do Aparelho Invisível

Em relação ao aparelho fixo, os alinhadores invisíveis apresentam diversas outras vantagens, especialmente em relação ao custo e à praticidade. Por conta do menor número de consultas de manutenção e também pela resistência do aparelho (que evita as quebras que acontecem no modelo de metal), o alinhador invisível costuma ser, em média 30% mais barato do que um tratamento fixo convencional.

O tempo total do tratamento também é outra vantagem que têm impacto nos custos: com os aparelhos invisíveis, o paciente ganha seu novo sorriso alinhado em um período de 4 a 12 meses. Com o tratamento mais rápido, as consultas de manutenção também acontecem com menos frequência, diferente de um tratamento com aparelho fixo que podem demandar dois anos ou mais de uso, somando dezenas de consultas de manutenção nesse período.

Além disso, os benefícios físicos e estéticos para o paciente são muito maiores. Com o alinhador invisível, o tratamento é feito de forma tão discreta que é comum que as pessoas mal notem que o paciente está usando algum aparelho.

O uso das placas invisíveis também é muito mais confortável do que o uso de um aparelho de metal, já que não há peças no interior da boca do paciente que podem cortar ou machucar como em um tratamento com aparelho fixo.

Quer deixar seu sorriso ainda mais bonito e fazer isso de um jeito prático e que se adapte à sua rotina? Agende já sua pré-avaliação virtual com um dentista smilink e conheça a tecnologia dos alinhadores invisíveis!

VEJA TAMBÉM

escaneamento 3D da arcada dentaria, feito pela dentista na clinica Smilink

Benefícios do Scan 3D

O escaneamento 3D dos dentes é o principal exame para que sejam feitos o planejamento do tratamento ortodôntico e confecção dos alinhadores transparentes. Conheça os benefícios dessa tecnologia.