Lentes de contato dental ou dentes naturais: qual a melhor escolha?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
lentes de contato dental ou dentes naturais? Mulher encaixando o alinhador transparente sob os dentes

As lentes de contato dental se tornaram opções populares de estética para os dentes nos últimos anos. Porém, a utilização das lentes pode trazer prejuízos à saúde da arcada dentária e danificar os dentes naturais.

As lentes de contato são feitas de porcelana, possuem de 0,2 a 0,4 milímetros de espessura e são usadas, em geral, por pacientes que buscam um sorriso branco e alinhado de forma muito rápida, sem o uso de aparelhos ortodônticos.

No entanto, além do custo financeiro do tratamento, as lentes de porcelana desgastam os dentes naturais, o que pode se tornar um dano irreversível dependendo de cada caso.

Desvantagens no Uso das Lentes de Porcelana Dental

Os riscos envolvendo o uso de lentes de porcelana são variados. A princípio, em alguns casos, o dentista precisa desgastar os dentes do paciente para aplicar as lentes.

Dessa forma, caso o paciente opte por não usar mais as lentes de contato dental, terá que continuar a fazer outros tratamentos para compensar o desgaste. Além disso, se a gengiva não se adaptar, ou houver erros no procedimento ao colocar as lentes, podem ocorrer sangramentos e inflamações.

Pessoas que já apresentem sintomas de bruxismo, dentes com canal, próteses, cáries ou manchas muito acentuadas nos dentes também são contraindicadas no uso das lentes de contato dental. Nesses casos, é recomendável tratar os dentes naturais com outras técnicas que solucionem os problemas pré-existentes.

Outra desvantagem é que a cor das lentes de contato não irá deixar os dentes mais brancos caso o paciente já tenha dentes muito amarelados ou manchados, pois as lentes são finas demais para encobrir as cores escuras.

Os cuidados para quem usa lentes de porcelana também são maiores: por serem muito finas e sensíveis, a estrutura das lentes pode se quebrar facilmente ao mastigar alimentos duros ou com alguns tipos de impacto, o que vai gerar um custo extra ao paciente.

Alimentos muito pigmentados também devem ser evitados, porque mancham as lentes de contato mais facilmente do que os dentes naturais.

As visitas ao dentista para higienização da porcelana também passam a ser mais frequentes e alguns produtos de limpeza bucal também não podem ser utilizados. Um exemplo são os cremes dentais com ação clareadora, que podem deixar as lentes opacas.

Por que Cuidar dos Dentes Naturais ao Invés de Utilizar as Lentes?

O cuidado com os dentes deve ser algo constante, realizado durante toda a vida, para garantir mais saúde, qualidade de vida e satisfação estética.

Atualmente, no mercado, existem tratamentos ortodônticos que garantem um sorriso alinhado com muitas vantagens, e com resultados rápidos, como os alinhadores invisíveis aqui da Smilink.

Quem cogita colocar as lentes de porcelana para deixar o sorriso branco rapidamente, pode optar por tratamentos de clareamento, que trará resultados  mais satisfatórios a quem já tem os dentes com cor alterada.

Outra vantagem é a aparência mais natural do sorriso. As lentes de porcelana, dependendo do tamanho escolhido, podem dar a impressão de que os dentes estão maiores de uma forma desproporcional ao rosto. Ao corrigir os dentes naturais, o visual se torna mais harmônico.

Ainda é importante lembrar que o alinhamento dos dentes não interfere somente na aparência, mas na saúde do paciente como um todo. Por isso, pacientes com problemas relacionados à mordida ou a estrutura óssea devem consultar um ortodontista antes de realizar qualquer procedimento.

Esses fatores podem resultar em prejuízos à saúde se não forem corrigidos adequadamente, e as lentes de contato não irão dar resultados nesses casos, pois a correção é somente estética.

Apenas um profissional especializado pode indicar qual é o melhor caminho para dar ao paciente o resultado esperado e ainda garantir a saúde bucal.

VEJA TAMBÉM

tecnologia 3D no tratamento com aparelho invisível

Tecnologia 3D em tratamento ortodôntico

A tecnologia 3D está presente em tudo o que diz respeito ao tratamento ortodôntico com aparelho invisível. Ao escolher esse método, não tenha dúvidas, você está em contato com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado da ortodontia hoje. Veja!

planejamento 3d do tratamento ortodôntico com aparelho invisível

Documentação ortodôntica do aparelho invisível

Iniciar um tratamento ortodôntico pode gerar, em um primeiro momento, algumas desconfianças e inseguranças.
Será que vai demorar muito? Será que os processos burocráticos serão muito enrolados e demandarão uma presença maior?
Talvez, em meio a tantas coisas, um fator fale mais alto durante o processo: afinal, o que é essa tal documentação ortodôntica do aparelho invisível? Esclarecemos tudo para você saber exatamente como é o inicio do tratamento ortodôntico com aparelho invisível com a Smilink, veja!