Planejamento 3D do tratamento ortodôntico com aparelho invisível

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
planejamento 3d do tratamento ortodôntico com aparelho invisível

A tecnologia é uma grande aliada dos pacientes que buscam tratamentos ortodônticos mais rápidos, práticos e eficazes. Os avanços das máquinas e softwares que elaboram aparelhos ortodônticos permitem que, cada vez mais, cada paciente tenha um tratamento mais personalizado e adaptado às suas necessidades clínicas.

O planejamento 3D do tratamento ortodôntico com aparelho invisível é uma dessas tecnologias que ajudam a tornar o alinhamento dos dentes um processo mais simples e confiável para quem está buscando um sorriso mais bonito. Se você ainda não conhece essa tecnologia utilizada pela Smilink, trouxemos a seguir todas as informações de que você precisa para iniciar seu tratamento.

A Tecnologia 3D no Planejamento do Tratamento Ortodôntico

Mas afinal, o que é a tecnologia 3D usada para planejar tratamentos ortodônticos? Essa técnica consiste em um escaneamento da arcada dentária do paciente, que é realizado antes da produção do aparelho invisível. Esse exame, feito por uma pequena máquina do tamanho de uma caneta, substitui os moldes tradicionais utilizados para a confecção de aparelhos fixos, que geralmente são feitos com uma massa colocada na boca do paciente, que gera um molde dos dentes.

Com o escaneamento 3D, nenhuma massa ou procedimento desconfortável são necessários, pois a máquina de escaneamento capta 6 mil fotos por segundo, gerando um modelo em 3D da arcada dentária de forma muito mais rápida e confortável para o paciente. Com esse modelo 3D digital, o dentista consegue ter uma visualização muito precisa do caso clínico, e os alinhadores invisíveis podem ser confeccionados de forma personalizada para aquele caso.

Uma das maiores vantagens desse método, além do conforto, é a previsão de como o sorriso vai ficar após o tratamento. Como o modelo digital, o dentista cria um planejamento ortodôntico digital, uma espécie de mapa que vai guiar o tratamento até o resultado final. Com isso, o profissional utiliza um software que calcula como o sorriso vai ser após o uso do aparelho invisível. Assim, cada paciente sabe exatamente quais resultados terá com o tratamento.

Além disso, a impressão dos aparelhos invisíveis também é em 3D. Cada placa de alinhadores é confeccionada com um material termo moldável especial, utilizando essa tecnologia de impressão em três dimensões, que permite que as placas se encaixem perfeitamente aos dentes.

Utilizando o Aparelho Invisível Feito Com Tecnologia 3D

Após o planejamento 3D do tratamento ortodôntico com aparelho invisível, inicia-se de fato o tratamento. O dentista vai instruir cada paciente sobre como usar as placas alinhadoras invisíveis, já que elas devem ser trocadas a cada 14 dias para que movimentem os dentes, realizando leves pressões sobre a arcada dentária.

Por se tratar de uma tecnologia avançada, o aparelho invisível apresenta resultados muito mais rápidos e melhores do que outros aparelhos convencionais no mercado. Além do conforto, por serem placas removíveis e da estética transparente, os alinhadores transformam o sorriso em períodos de 4 a 12 meses, tempo muito inferior ao de um tratamento comum, e com resultados igualmente satisfatórios.

Para garantir que o tratamento vai ser rápido como o previsto, é necessário com o paciente siga rigorosamente todas as instruções do profissional dentista, como trocar as placas nas épocas corretas, utilizar o alinhador durante 22 horas por dia e não comer alimentos ou ingerir bebidas que possam danificar os alinhadores nesse período.

Também é importante manter os alinhadores bem higienizados e conservados e comparecer a todas as consultadas de acompanhamento que forem agendadas pelo dentista. Seguindo esses passos, o sorriso novo, brilhante e harmônico é garantido.

VEJA TAMBÉM